Sabor
- o café tem seu sabor determinado por vários fatores: qualidade do solo, altitude das regiões produtoras, momento da colheita, tipo de grão, tipo de torra, tipo de moagem ser um blend ou não.
- mistura exclusiva de grãos que criam sabores e aromas diferenciados, gerando diferentes niveis de acidez, corpo e sabor.
- Aromatizados - cafés com aromas: chocolates, trufas, baunilha, frutas, avelãs...
- Descafeinado - cafés com teor de cafeína extremamente reduzido, quase nulo. Costumam possuir uma doçura muito sutil e caracteristica, já que a cafeína é um componente amargo.
- Goumert - grãos selecionados de alta qualidade. Sabor acentuado, com baixo amargor e levemente adocicado, que permanece agradavelmente na boca.
- Liofilizados: passam por um processo de congelamento que acentua sua leveza.
- Orgânicos - cultivados sem utilização de agrotóxicos conseguem manter as principais caracteristicas do café: sabor autêntico e natural; aroma intenso e encorpado.
- Solúveis: práticos, mas encorpados e com baixa acidez. Podem ser dissolvidos na água ou no leite.
- Cafeteira Elétrica - este método é muito semelhante ao filtro de papel, porém, como a água demora mais para passar pelo pó, resulta numa bebida com extração de óleos mais intensa. Moagem fina ou média.
- Cafeteira Italiana (Moka, Bialetti) - este método de percolação faz com que a água passe pelo café. Com isso, ela extrai os componentes aromáticos do pó, tornando a bebida mais intensa e marcante. Moagem média ou grossa.
- Coador de Pano - é importante escaldar o coador com água fervente antes de passar o café e, após o preparo, lavá-lo em água corrente e guardá-lo num pote com água na geladeira. Moagem fina ou média.
- Filtro de Papel - coloque o pó no centro do filtro e despeje água lentamente. Moagem fina ou média.
- Máquina de Espresso Manual - compacte o pó do café corretamente e inicie a preparação. As máquinas que têm mais pressão são as mais indicadas, pois formarão a crema do café espresso, que deve ser marrom-carameo e espessa. Moagem fina.
- Prensa Francesa - coloca-se o pó de café no fundo, a água quente e deixa-se em contato o pó e a água de 3 a 4 minutos. Após este período, empurra-se o êmbolo para baixo, separando o pó de café da bebida. Moagem média ou grossa.
- Café Macchiato - espresso com espuma de leite. Serve-se em xícara de café.
- Café Moka - clássico preparado com calda de chocolate, leite, espresso e espuma de leite ou creme chantilly. Serve-se em taça de Irish.
- Cappuccino - 1/3 de espresso, 1/3 de leite quente, 1/3 de espuma de leite, formando uma coroa de café em volta da xícara. Serve-se em xícara de chá.
- Espresso - o curto (35ml) contém a parte nobre da extração do café. Serve-se em xícara de café.
- Latte Caramelo - espresso, leite vaporizado, chantilly e calda de caramelo. Serve-se em taça de Irish.
- melhora a atenção, concentração e o aprendizado.
- causa uma prazerosa sensação de bem-estar.
- ajuda a combater radicais livres, podendo retardar o envelhecimento.