Os bem chegados sabem o tamanho da Cruzada que tenho travado contra o Café Turco. Eu simplesmente não acerto. Ou fica muito amargo, esquisito... Ou fica com borra demais nas xícaras.
Hoje, 07 de fevereiro de 2011, eu finalmente acertei depois de quase 4 meses tentando!
Na maior cara-de-pau, admito misturar Rum e Vodka, não saber preparar café em casa e sequer ter uma máquina de Espresso.
Em uma das últimas degustações de café que apresentei em loja, tive a oportunidade de conhecer uma senhora que trabalha com café. E de descendência árabe, ela me passou uma receita de Café Turco com a qual eu não podia errar (
mas, como eu sou loira...)
A receita é bem simples: descansar o cardamomo e um pouco de açúcar em água e em seguida fervê-los. Acrescentar o café e deixar ferver o café.
Tcharããããã!
Se o meu irmão disse que gostou, então estou caminhando pelo caminho certo. Finalmente, um café forte, levemente amargo, com sutis notas doces e de cardamomo. E o mais importante: pudemos consumir o café sem que a borra se misturasse deixando aquela sensação horrivel de que se está comendo pó!
\o/
Tenho certeza que o próximo café que eu preparar no Ibrik vai ser digno de agarrar um Sheik pela cafeína! ;p
Ah, e fica a dica: eu usei um café Indonésio. As notas de especiarias e ervas de cafés dessa região dão um toque mais exótico ao Café Turco!